SÉCULO XX E XXI
No séc. XX houve um breve período de Democracia Taisho, ofuscada pela ascensão de expansionismo e da militarização do país.
A 1ª Guerra Mundial permitiu ao Japão se juntar aolado dos vitoriosos.
O Japão renunciou à Liga das Nações.
Em 7 de Dezembro de 1941 Japão atacou a base naval Pearl Harbor e declarou guerra aos Estados Unidos da América, Reino Unidos e Países Baixos, este acto desencadeou a 2ª Guerra Mundial, e em 8 de Dezembro estes 3 pa´ses declararam guerra ao Japão.
Após os bombardeiros atômicos de Hiroshima e Nagasaki em 1945, após a União Soviética também se opor ao país, o Japão concordou com a rendição incondicional de suas forças a 15 de Agosto ( Dia da Vitória sobre o Japão).
Em 1947, o Japão aprovou uma nova constituição pacifista pondo em prática a democracia liberal.
O Japão teve um rápido crescimento que terminou em meados dos anos 90 e depois sofreu uma grande recessão.
GEOGRAFIA
O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste da Ásia.
As ilhas principais de norte para Sul são: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu.
Entre 70% e 8o% do país é coberto por florestas e de relevo montanhoso. A montanha mais alta e o vulcão mais conhecido do Japão é o Monte Fuji com 3776metros de altitude.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
A alfabetização no Japão remonta à introdução da escrita chinesa no séc.VI.
A divisão em escolas primárias, secundárias e universidades foi em 1871 como parte da restauração Meiji.
Desde de 1947 a educação obrigatória no Japão é o ensino infantil e depois o ensino fundamental que dura desde os 9 anos até aos 15 anos.
A educação no Japão é muito competitiva em especial na entrada para as universidades.
As universidades mais importantes do Japão são a Universidade de Tóquio, a Universidade de Quioto e a Universidade de Osaka.
Na área de saúde os serviços são fornecidos pelos governos nacionais e locais. O pagamento dos serviços médicos são feitos através de um seguro universal de saúde que oferece uma relativa igualdade de acesso com taxas fixadas pela comissão do governo. Desde 1973 que todas as pessoas idosas são cobertas pelo segura sendo patrocinado pelo governo.
Os doentes são livres de escolher o médico de sua preferência.