Segundo uma estimativa realizada pelo Ministério do Japão em 2004, estão legalizados cerca de 2 milhões de estrangeiros sendo estes na sua maioria de naturalidade coreana, chinesa, taiwanesa, brasileira e filipina. Porém este número não é o correcto devido à existência de um grande grupo populacional de imigrantes ilegais. A comunidade brasileira imigrada no Japão constitui já um número de aproximadamente 300 mil pessoas. Estes recorrem muitas vezes à imigração na esperança de atingir melhores condições de vida.
Religião:
A maioria da população do Japão são budistas e xintoístas, sendo as suas percentagens de 84 e 96 % respectivamente. Porém estes dados dizem respeito a pessoas que estão associadas a algum templo, o que faz que estes dados não sejam 100% correctos uma vez que existem pessoas a seguir uma dada religião e que não estão associadas a nenhum templo. Segundo um estudo realizado por Robert Kisala, estima-se que apenas 30% da população se identifique como pertencente a alguma religião.
O taoísmo, o confucionismo e o budismo da China também têm influenciado as crenças e costumes japoneses. Uma minoria da população Japonesa (2,04%) professam o cristianismo. Além disso, desde meados do século XIX, numerosas seitas religiosas surgiram no Japão, como a Tenrikyo e Aum Shinrikyo.